PDR 385 / Fragmentos

PDR 385 / Fragmentos - Imagem 2 de 13PDR 385 / Fragmentos - Imagem 3 de 13PDR 385 / Fragmentos - Imagem 4 de 13PDR 385 / Fragmentos - Imagem 5 de 13PDR 385 / Fragmentos - Mais Imagens+ 8

Amoreira, Portugal
  • Arquitetos: Fragmentos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Banema
Mais informaçõesMenos informações
PDR 385 / Fragmentos - Imagem 6 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Praia del Rey, Óbidos, e de tipologia T4, a moradia unifamiliar desenvolve-se em dois pisos que vivem em torno de um mezanino. A implantação central do mezanino permite que se sinta a dinâmica dos vários espaços neste ponto. Procurou-se privilegiar a relação da casa com o jardim e piscina, expondo a área social exterior da casa com grandes vãos a poente. Toda a volumetria é envolvida por uma área de circulação exterior sendo que a zona de lazer, junto à piscina e espelho d’água, está rodeada por uma enorme zona ajardinada com árvores de fruto e arbustos.

PDR 385 / Fragmentos - Imagem 5 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Relativamente à distribuição dos compartimentos a sala principal, com zona de jantar e sala de cinema, vive em trono da lareira. Também neste piso e viradas para a zona da piscina, e jardim, ficam duas salas, uma de jogos e outra de multiusos. Com entrada somente pelo exterior, cada sala tem a sua instalação sanitária podendo vivenciar de um espaço lúdico mais direcionado para os adolescentes, com todo o conforto.

PDR 385 / Fragmentos - Imagem 11 de 13
Planta Baixa - Térreo

O embasamento de lâminas de madeira, envolve todos os espaços deste piso, à exceção das três salas, que são privilegiadas pelas vistas, os outros espaços têm esta “camuflagem”, a qual permite a entrada de luz e ventilação, porém não deixa ver a intimidade de alguns espaços tais como cozinha e instalação sanitária.

PDR 385 / Fragmentos - Imagem 10 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

O acesso às suítes no piso 1, é feito através de umas escadas de dois elementos distintos. A primeira sequência de degraus é um volume com uma presença fixa e forte, dando continuação depois do patim, a umas lâminas de madeira encastradas na parede.

PDR 385 / Fragmentos - Imagem 13 de 13
Corte

Chegando ao mezanino, espaço de circulação e de leitura, está virado para um enorme terraço preenchido pela beleza natural daquele lugar. Á sua volta existem 4 suítes, com conceitos totalmente personalizados. Cada suite tem vista para um jardim diferente, jardins estes que com temas “zen”, envolvidos a madeira - esta colocada na vertical - permitindo através do rasgos ver a atmosfera do jardim. As suites viradas para o mar têm cada uma um pequeno terraço coberto, de forma a levar esta vista para o interior dos quartos. A casa abre-se fundamentalmente a Sul e Poente, em busca da melhor exposição solar e da melhor relação com o mar, o jardim e a piscina

PDR 385 / Fragmentos - Imagem 7 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "PDR 385 / Fragmentos" [PDR 385 / Fragmentos] 29 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790406/pdr-385-fragmentos-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.